A WILA é um fabricante líder de sistemas de ferramentas para máquinas de freio de prensa e está localizada em Lochem. Como um dos primeiros usuários da Thinkwise, a Wila vem trabalhando com a plataforma, que suporta todo o seu processo comercial, há mais de dez anos. Além disso, eles ainda estão trabalhando diariamente no software para garantir que ele se integre perfeitamente com os processos de negócios internos e externos.
A WILA foi fundada em 1932, na região de Lochem, como uma forja tradicional. Gradualmente especializou-se para se tornar um fabricante inovador de sistemas de ferramentas de alta qualidade para freios de prensa e para a indústria de processamento de chapas (de aço). A empresa tem uma reputação mundial, com sua sede e dois locais de produção com aproximadamente 320 funcionários em Lochem e escritórios e armazéns nos Estados Unidos e na China. A WILA desenvolveu vários conceitos patenteados, tais como o Novo Sistema Padrão. Este é um sistema de fácil utilização para trocar rapidamente as ferramentas de dobra em máquinas de dobra de prensas, que são utilizadas para dobrar chapas de aço na forma desejada.
A WILA vem trabalhando com a plataforma Thinkwise desde 2005 e modelou todo seu processo de preparação e produção em aplicações comerciais altamente eficientes. John Sangers, Gerente de TIC, tem estado envolvido no processo desde o início e está continuamente trabalhando na expansão e no aperfeiçoamento do software comercial. “Depois de mais de dez anos, ainda estamos extremamente entusiasmados com a plataforma Thinkwise”, diz John. “A Plataforma Thinkwise nos permite construir aplicações que apóiam de forma otimizada nossos processos de negócios, ao mesmo tempo em que nos concentramos na expansão e otimização desses processos”.
Apoiando crescimento e inovação
O período por volta de 2005 foi um importante ponto de virada para a WILA. A empresa havia crescido fortemente durante o período anterior de dez anos, o que se deveu em parte à introdução bem sucedida de um novo sistema de ferramentas padrão para a indústria de chapas metálicas. A gestão operacional foi apoiada por um sistema ERP desenvolvido internamente que cobria quase todos os processos centrais do negócio, desde finanças, vendas e logística até a compra e planejamento da produção. Infelizmente, este sistema exigiu muita entrada manual e deixou muito a desejar em termos de facilidade de uso.
John, que estava na WILA há 25 anos, foi inicialmente solicitado a continuar a desenvolver este sistema, mas logo percebeu que eles precisavam de novos softwares de negócios que pudessem crescer com as altas ambições da WILA e fossem mais adequados aos processos que haviam mudado nesse ínterim.
Tudo tinha que se tornar muito mais fácil de usar”, diz John. “Com o advento do Windows, as pessoas queriam clicar em vez de usar teclas de atalho e telas complexas. Era hora de algo novo”. Tivemos a escolha de redesenvolver nosso próprio software mais uma vez, ou selecionar um pacote padrão”.
Mas, como diz John, a WILA é uma empresa forte na cabeça que quer determinar como se estabelece e otimiza seus processos para si mesma. “Nós examinamos alguns pacotes ERP genéricos, mas eles não corresponderam às nossas exigências. Segundo os consultores, tudo é possível com estes pacotes, mas se você quiser implementar desejos específicos ou métodos de trabalho, de repente se torna muito difícil com uma personalização complicada. Quando entramos em contato com a Thinkwise, o que eles disseram em efeito foi: “nos dê seus dados e nós os converteremos em um pacote de software”. Isso soou perfeito, então decidimos fazer uma implementação de teste. Em um dia, a Thinkwise havia realizado uma série de telas de aplicação que nos fez decidir reestruturar todo o nosso pacote ERP junto com a Thinkwise.
Projeto e desenvolvimento
Em um ano e meio, a WILA e a Thinkwise construíram uma nova versão do pacote de software legado, incluindo todas as funções existentes. Além disso, as bases foram estabelecidas para permitir uma expansão rápida e flexível do software com novas funcionalidades e maior otimização dos processos.
Após a entrega, a WILA assumiu a gestão da solução, o que significou que o envolvimento imediato da Thinkwise parou. Durante este período, a empresa ganhou muita experiência com a plataforma Thinkwise, mas à medida que eles foram avançando, descobriram que há benefícios em envolver novamente a Thinkwise e fazer uso das últimas atualizações.
John Sangers: “Inicialmente foi bastante desafiador realinhar-se com a última versão da plataforma Thinkwise, uma vez que tínhamos desenvolvido e adicionado bastante de nossa própria funcionalidade ao longo dos anos. Mas desde então, a Thinkwise também implementou algumas extensões de modelos e interfaces de usuário convenientes na plataforma, o que veio a ser muito útil. Desde 2017, nosso software comercial foi totalmente atualizado e as atualizações futuras não são mais um problema”.
Resultados
A aplicação WILA foi denominada WISWISE, uma combinação de WILA Information System e Think’wise’. Hoje, o aplicativo suporta todo o processo logístico da WILA, incluindo uma integração com a loja virtual. Na loja virtual, os clientes podem solicitar produtos on-line e até mesmo configurar produtos personalizados com um gerador de produtos.
Queremos tornar tudo na WISWISE o mais eficiente possível”, diz John. “Temos até mesmo uma ferramenta on-line que permite aos clientes projetar seus próprios produtos novos”. Todas as especificações são inseridas
no sistema diretamente da loja virtual. Posteriormente, uma cotação é produzida automaticamente e se for aprovada, os pedidos, a preparação do produto, a produção e finalmente a entrega seguirão. Todos estes dados estão em nosso sistema, incluindo um modelo 3D, documentos, listas de peças e roteiros e até mesmo programas NC que controlam automaticamente as máquinas”.
Segundo John, estas coisas não podem ser alcançadas com um pacote ERP genérico: “Você sempre pode encontrar um módulo que atenda às suas necessidades, mas nunca algo que se encaixe exatamente”. E isso significa que você ainda teria construções improvisadas e customizações, ou ainda teria que usar o Excel ou aplicações periféricas. Nós simplesmente queremos uma única solução integrada para todas as nossas atividades. Este sempre foi nosso princípio principal: se a informação é criada em algum lugar, então é aí que queremos inseri-la em nosso sistema.
Não através de uma rota ineficiente, como um telefonema ou um e-mail. É tudo uma questão de eficiência e vemos constantemente oportunidades de melhoria nesta área”.
Fácil de usar
WISWISE é uma aplicação de software extremamente fácil de usar. “Quando eu explico aos novos funcionários e estagiários, eles sempre me dizem que é um sistema extremamente conveniente e é muito fácil de usar”, diz John. “Todas as informações estão sempre disponíveis no lugar certo e, segundo eles, não é tão trabalhoso quanto o software de empresas como SAP e Oracle que eles encontraram em outras empresas”. Eu sempre lhes digo que estamos abertos a sugestões de melhoria, considero-as seriamente e as implemento quando possível”.
Segundo John, o software permite que estas empresas se concentrem na otimização de seus processos de negócios, sem serem restringidas por sistemas complexos de TI. “Você não precisa se contentar com uma solução genérica de software que o obrigue a trabalhar com telas, listas e filtros rápidos pré-definidos. Com Thinkwise nos concentramos puramente naquilo em que somos bons, porque o software suporta nossos processos de forma otimizada”.
Estados Unidos e China
A WILA está muito satisfeita com a WISWISE, mas de acordo com John the O foco continua sendo a otimização da solução. “Nós não temos absolutamente nenhum necessidade de qualquer outro software, apesar do fato de que temos sido usando Thinkwise há mais de dez anos. A maioria das empresas estão prontos para outra coisa depois de tanto tempo, ou eles têm ficam inundados com aplicações periféricas.
Além dos dois locais da WILA em Lochem, as filiais americana e chinesa também estão agora trabalhando com a WISWISE. “Todas as suas compras são processadas automaticamente através de nosso sistema, desde os pedidos até a produção e entrega”. Essas localidades às vezes têm seus próprios desafios específicos, para os quais a velocidade e a flexibilidade da Thinkwise se revelam muito úteis. John Sangers: “Recentemente fizemos uma visita ao nosso escritório na China, onde descobrimos que eles mantiveram um processo administrativo que é único na China, utilizando muitas cópias e colagens em planilhas Excel. Explicamos a eles que poderíamos automatizar isto perfeitamente no software e isto agora foi acordado. Também temos planos de iniciar a produção na China este ano, que pretendemos administrar inteiramente a partir da Holanda. Este vai ser um desafio muito interessante, mas nos mantém ocupados”.