HH IT Services oferece uma plataforma extremamente flexível de gerenciamento de projetos com Thinkwise
A empresa de software HH IT Services utiliza a plataforma Thinkwise para fornecer soluções a empresas para digitalizar seus processos operacionais. Em 2016, a decisão foi tomada para desenvolver o SmartTeam Toolkit,
utilizando também Thinkwise. Desde então, esta e plataforma de gerenciamento de projetos especializada e extremamente flexível tem sido utilizada, entre outros, pela Vattenfall para a construção do maior parque eólico em terra na Holanda.
Patrick Zwinkels, gerente sênior de projetos e sócio da SmartTeam, sabe como ninguém o quão diversificado e volátil o gerenciamento de projetos pode ser. “As equipes de projeto muitas vezes são de de caráter temporário e engloba todos os tipos de parceiros externos e funcionários de diferentes departamentos. Isto torna extremamente difícil disponibilizar todas as informações relevantes para todos para facilitar a comunicação eficaz”.
Devido à alta pressão de tempo associada a projetos de grande escala, muitas vezes não há tempo disponível para fornecer imediatamente às equipes de projeto um ambiente de TI totalmente integrado. Isto enquanto se espera das organizações de projetos níveis cada vez maiores de velocidade e flexibilidade, por exemplo, através do fornecimento de informações e relatórios de projetos. Isto geralmente leva ao uso de inúmeras planilhas ad-hoc que são trocadas via e-mail ou locais de armazenamento em nuvem, com o resultado de que uma grande quantidade de informações é gerenciada nas caixas de e-mail pessoais de pessoas diferentes. Para preencher esta lacuna no mercado, Patrick, juntamente com Harm Horstman – proprietário da HH IT Services, decidiu desenvolver sua própria solução de software. O resultado é o SmartTeam Toolkit, uma plataforma de gerenciamento de projetos amigável na nuvem, que combina todos os processos operacionais, informações e comunicação sobre um projeto em um ambiente web compartilhado. Ele pode ser implementado muito rapidamente, mantendo ao mesmo tempo uma grande flexibilidade.
Modelo de licença simples e flexível
Patrick trabalha no gerenciamento de projetos desde o início dos anos noventa e mais tarde trabalhou como gerente de projetos para várias organizações.
“O mundo do projeto é um mundo profissionalmente orientado, no qual o software geralmente desempenha um papel secundário. Todos os tipos de diferentes soluções ad hoc são utilizados, incluindo muitas planilhas Excel. No entanto, estas estão fortemente ligadas à pessoa que as criou e não apresentam uma visão holística de um projeto”.
HH IT Services vem trabalhando com a plataforma Thinkwise há anos construindo soluções de dados para os clientes. “Em um ponto nós apresentamos Thinkwise a um cliente”, diz Harm. “Pesquisas minuciosas mostraram que a plataforma era muito bem adequada para satisfazer suas exigências de poder integrar diferentes fontes de dados, combinada com uma interface de usuário flexível”. Desde então, nos tornamos cada vez mais conhecedores e experientes com a plataforma”. Quando pensei pela primeira vez no SmartTeam Toolkit junto com Patrick, a escolha da Thinkwise foi realmente bastante óbvia”.
Selecionar a plataforma certa de low-code para o desenvolvimento de soluções de software para os clientes é, naturalmente, uma decisão estratégica importante, portanto Harm e Patrick também avaliaram outras plataformas.
“O modelo de licença foi decisivo”, acrescentou Patrick. “Thinkwise fornece um modelo de licença muito simples e escalável para o tipo de aplicação que oferecemos”. Isto foi essencial, porque temos que apoiar grandes projetos, envolvendo partes do mundo inteiro, que às vezes envolvem centenas a milhares de pessoas”. Além da combinação funcional, nossa aplicação seria muito cara com o modelo de licença de outras plataformas de low-code”.
Desenvolvimento e prática
“O modelo de dados foi líder durante o desenvolvimento do SmartTeam Toolkit”, diz Patrick. “Nós queríamos criar uma estrutura de dados que fosse o mais genérica possível para apoiar grandes projetos. No entanto, ao mesmo tempo, também tinha que ser possível torná-la rapidamente específica para o usuário, acrescentando facilmente certas propriedades”.
Além disso, a HH IT Services estava trabalhando em uma interface multi-grid uniforme para a simples apresentação de listas e visões gerais para os vários usuários no ambiente do projeto: “Todos veem um projeto a partir de uma perspectiva diferente. O foco de um gerente de contrato está nos contratos, quais tarefas estão lá para trabalho extra, se houver alguma mudança, e a quais objetos eles se aplicam. Um gerente de site vê tudo sob a perspectiva dos objetos, do trabalho e do progresso feito. No SmartTeam eles veem a mesma interface, mas de uma perspectiva diferente. O Thinkwise é particularmente adequado para visualizar informações desta forma”.
A primeira versão beta do aplicativo ficou pronta dentro de seis meses e foi compartilhada com um pequeno grupo de colegas. “Recebemos imediatamente muitas reações positivas”, diz Patrick. “Não há nenhum outro software disponível no mercado que apresente este tipo de visão integrada de todas as atividades e informações sobre um projeto”. Especialmente considerando a rapidez e a flexibilidade com que se pode montar a plataforma”.
Parque Eólico Princesa Ariane
Um ano depois, o SmartTeam Toolkit estava pronto para a produção. Patrick Zwinkels foi contratado naquela época como planejador e posteriormente como gerente de sub-projeto durante a construção do Parque Eólico Princess Ariane, que envolveu nada menos que 82 turbinas eólicas, um mega projeto do fornecedor de energia Vattenfall. Este acabou sendo o projeto ideal para testar o SmartTeam Toolkit na prática.
Patrick: “Uma parte importante do planejamento é monitorar o progresso de um projeto. Há muitos subcontratados e como cliente é necessário poder verificar o que está sendo relatado. No SmartTeam poderíamos facilmente vincular todas as fotografias relativas ao progresso do projeto aos objetos relevantes. Adicionando um componente visual, os relatórios eram fáceis de revisar e comparar com o resultado real”.
Mais processos foram gradualmente incluídos no ambiente SmartTeam e um número crescente de partes e participantes foi adicionado ao projeto, como foi considerado necessário. “Comecei durante a fase de licitação, mas a plataforma também foi utilizada mais tarde durante a construção do parque eólico, e foi usada como base para a transferência para a manutenção e organização da administração. Tudo é registrado na plataforma, desde os acordos com todas as partes e a gestão do contrato até a execução da obra e o retorno do canteiro de obras aos proprietários de terras”.
Cadeia de informação fechada
A maior força da SmartTeam, segundo Patrick, é a capacidade de poder integrar todas as informações dentro de um projeto em um ambiente, sem que os projetos de TI sejam longos ou restritos por uma estrutura fixa.
“Se você já organizou certas atividades com o Excel ou outra ferramenta, não precisa deixar isso de lado de imediato”, explica Patrick. “Com a SmartTeam você pode integrar todas essas coisas em o meio ambiente. Durante grandes projetos, trata-se, em última instância, da cadeia de informação, da criação de visões gerais e da possibilidade de produzir relatórios. O SmartTeam combina todos esses processos em um modelo de dados correto, com uma interface amigável na qual os participantes podem realizar seu trabalho e administração, e tudo isso a partir de um ambiente de nuvem”.
A SmartTeam oferece às organizações de projetos uma solução para integrar seus sistemas ad hoc tradicionais em um ambiente de dados robusto, para que os projetos possam ser gerenciados de forma mais eficiente e com transparência.
Integrado e escalável
A SmartTeam funciona no Azure na nuvem, incluindo o banco de dados SQL subjacente. Isto permite que a capacidade do ambiente seja facilmente aumentada para atender às novas exigências, e os dados e informações são disponibilizados aos funcionários em todas as plataformas através de uma aplicação web.
“Há soluções genéricas disponíveis para o gerenciamento de projetos, mas não há nenhum sistema que ofereça a integração fácil e completa de todos os processos em um ambiente como o SmartTeam faz”, diz Patrick. “Nossa solução Thinkwise baseada em nuvem garante que informações e comunicação uniformes dentro dos projetos estejam disponíveis para todos os envolvidos, de forma consistente, confiável, sustentável e eficiente, e sempre on-line”.
Ele enfatiza que os participantes do projeto do parque eólico também ficaram muito impressionados com a SmartTeam. “Ninguém jamais havia visto um sistema que fornecesse uma visão completa de todas as atividades e todas as informações dentro de um projeto. Eu pessoalmente chamo isto de liberdade em restrição. Você está limitado por um ambiente e uma estrutura de dados, mas dentro dessa estrutura você tem a liberdade de usar suas próprias ferramentas e/ou soluções organizacionais. O principal valor agregado está na cooperação em um ambiente, e você só pode realmente apreciar isso quando você mesmo trabalha com ele”.
Thinkwise como parceiro
Na HH IT Services, as pessoas estão muito satisfeitas com a parceria e os resultados alcançados até o momento. “Thinkwise é uma empresa muito acessível e amigável para se trabalhar”, conclui Patrick. “Seu modelo de licença é muito atraente para nós e mostra que com um investimento relativamente pequeno você pode agregar muito valor para as organizações e instalar uma boa solução de software em pouco tempo”. Assim como a Thinkwise, queremos oferecer a nossos clientes as melhores soluções possíveis, que desafiam a ordem estabelecida”. Penso que nos encontramos neste aspecto e que temos um futuro fantástico juntos como parceiros”.