A Royal Wagenborg, uma das maiores empresas de navegação multiuso da Europa, escolheu a plataforma Thinkwise para modernizar seu software comercial legado. As rafzões mais importantes são a alta velocidade de desenvolvimento, flexibilidade, sustentabilidade e o fato de que a Thinkwise é a plataforma low-code mais madura para a realização de um sistema central completo.
A Royal Wagenborg é uma empresa familiar fundada em 1898, e atualmente conta com uma frota de 180 navios e filiais polivalentes em todo o mundo. A empresa envia vários tipos de carga seca para seus clientes, especialmente entre o Noroeste da Europa, América do Norte e a região do Mediterrâneo. Durante os últimos 18 anos, desenvolveu sua própria plataforma de software utilizando LANSA e AS/400. Esta plataforma suporta todos os processos comerciais únicos para as muitas divisões dentro desta organização internacional.
Esta solução tornou-se agora tecnicamente obsoleta, criando a necessidade de um novo software de negócios que suporte melhor as tecnologias modernas, tais como nuvens, inteligência artificial e processamento de dados industriais. Seguindo um procedimento de seleção extensivo, a Royal Wagenborg decidiu iniciar um projeto com a Thinkwise para modernizar todas as suas funcionalidades existentes usando low-code. Ao fazer isso, a organização estará pronta para o futuro, e capaz de criar oportunidades para a automação de processos e a tomada de decisões orientadas a dados.
“Thinkwise é uma organização acessível, sem enrolação, que fala a mesma língua que Wagenborg”. Sua plataforma de low-code é a única que é suficientemente madura para poder substituir toda nossa plataforma de software. Esperamos rapidamente redesenvolver a funcionalidade existente e nos despedir gradualmente de nossos sistemas atuais”.
Berend Hut – Corporate ICT Manager at Wagenborg
Procedimento de seleção intensiva
A escolha estratégica para a Thinkwise não foi feita de ânimo leve. A Royal Wagenborg se aproximou de mais de 50 fornecedores de pacotes de software padrão e algumas plataformas de low-code.
“A idéia inicial era selecionar pacotes de software padrão para todos os subprocessos dentro de nossas operações comerciais e depois ligá-los entre si” explica Berend. “Mas simplesmente não havia uma combinação adequada de pacotes disponíveis que abrangessem todo o nosso processo, ou mesmo seus vários componentes”.
Berend Hut
A implementação desta estratégia de melhor qualidade revelou-se extremamente trabalhosa e cara, o que tornou o re-desenvolvimento do software uma opção muito mais realista. Berend ficou altamente impressionado com a abordagem de low-code, e especialmente com a alta velocidade de desenvolvimento e flexibilidade do software.
Berend Hut: “Queríamos criar uma plataforma de TI à prova de futuro. Isto era impossível com tantos pacotes de software diferentes, além do fato de que era incrivelmente caro. Muitas vezes tínhamos que pagar por toda a funcionalidade, apesar de termos usado apenas uma pequena parte da solução”.
No final, Wagenborg realizou uma Prova de Conceito com três fornecedores de software, da qual a Thinkwise saiu em cima: “A plataforma apelou tanto para nossos usuários finais quanto para nossos desenvolvedores. Thinkwise rapidamente nos deu a confiança de que podemos realizar todas as soluções de software de que precisamos utilizando sua plataforma de low-code. Além disso, a velocidade do desenvolvimento de software é extremamente alta, e a plataforma está sendo continuamente aperfeiçoada com novas funcionalidades e tecnologia”.
Processamento de dados industriais e IA
Após uma sessão de treinamento, oferecida pela Thinkwise, a Royal Wagenborg reuniu uma equipe separada composta por dois membros de sua equipe sênior de desenvolvimento, três desenvolvedores juniores e um gerente de programa. Consultores experientes da Thinkwise prestam apoio durante a primeira fase do projeto. “Estamos atualmente no meio do desenvolvimento”, diz Hut. “Esperamos ter a primeira parte de nossa plataforma operacional em outubro, mas recentemente já entregamos os resultados iniciais ao negócio com uma parte de funcionalidade de CRM. Este resultado foi entregue em duas semanas e foi recebido com muito entusiasmo. Nunca poderíamos ter conseguido isso tão rapidamente com uma ferramenta de desenvolvimento tradicional”.
A plataforma Thinkwise permite à Royal Wagenborg desenvolver seu software comercial com muito mais consultas ao negócio e garantir que as aplicações resultantes se ajustem melhor às exigências da organização. “Agora desenvolvemos exatamente o software que precisamos muito mais rápido e mais focado”, explica Berend.
“E porque fazemos tudo em uma plataforma, agora podemos automatizar muitos processos e operações manuais”. Também é muito mais fácil implementar novas tecnologias, como o IoT e a IA. Ao automatizar certos processos, você não precisa mais pensar neles e nossos funcionários têm mais tempo para gerar novas e melhores ideias de desenvolvimento de negócios”. Isto tem levado a enormes melhorias na eficiência. É por isso que a Thinkwise se tornou um parceiro muito importante para nós”.
Sobre a Royal Wagenborg
A Royal Wagenborg, fundada em 1898, é um conglomerado internacional de logística marítima. A empresa familiar oferece uma diversidade de serviços marítimos. Com uma frota de aproximadamente 230 navios, a Wagenborg atua na navegação, offshore, reboque, serviços marítimos e de gestão e mantém os serviços de ferry para Ameland e Schiermonnikoog. Além disso, a Wagenborg é ativa em armazenagem e transbordo, aluguel de guindastes e transporte especial e pesado. De sua sede em Delfzijl, a Wagenborg construiu uma forte rede comercial global com escritórios na Suécia, Finlândia, Grécia, Espanha, Canadá, Rússia e Filipinas.
A Wagenborg emprega cerca de 3.000 funcionários e como uma das maiores empresas de transporte marítimo da Holanda atende clientes no Báltico, noroeste da Europa, região do Mediterrâneo, América e Extremo Oriente.