Royal Saan substitui o software legado em um ano

O fornecedor de serviços de logística, Royal Saan, confiou em uma plataforma ERP autodesenvolvida com quatro pacotes de software interligados por muitos anos. A empresa selecionou a Thinkwise para substituir completamente este software e integrá-lo usando a plataforma de código baixo. Isto foi realizado em apenas dez meses e resultou em um software flexível, modificável e com custos drasticamente reduzidos.

Para uma empresa como a Royal Saan, tudo gira em torno de ter a melhor e mais eficiente logística e processos administrativos possíveis. Para isso, a empresa desenvolveu sua própria plataforma ERP usando Progress durante os anos 90, incluindo interfaces com quatro pacotes de software padrão para HRM, CRM e outros. Entretanto, modificar esta plataforma desatualizada foi demorado e caro, além de pagar taxas de manutenção significativas para os vários pacotes de software. Edwin Saan, em seu papel como arquiteto de negócios, recebeu a tarefa de procurar uma alternativa e encontrou a combinação perfeita na plataforma Thinkwise.

“O plano era recriar todo o software existente em um ambiente novo e integrado de low-code dentro de um ano. A gerência mal podia acreditar no business-case. Se isto for possível, então na verdade é um caso absolutamente óbvio”.

Edwin Saan

Grande mudança

Como o projeto envolveu toda a operação comercial e todas as unidades de negócios, esta foi uma grande mudança para a organização. Por esta razão, as várias aplicações foram tratadas em fases e em diferentes módulos, com um alto nível de envolvimento dos funcionários. Edwin Saan: “Se você carregar um modelo de dados com o Thinkwise, a interface do usuário já está praticamente pronta. Isto permite funcionários para ver imediatamente os resultados e indicar o que podemos melhorar. Esta é uma adição valiosa em comparação com a simples elaboração de um documento de requisitos. Os usuários acham isso complicado e têm dificuldade em prever a futura aplicação com base apenas em texto”.

O sistema HRM é um bom exemplo do processo de desenvolvimento interativo. Os funcionários fizeram capturas de tela de todas as telas da aplicação existente e indicaram qual funcionalidade eles utilizam ou não. “Eu redigi o modelo de dados usando esta entrada”, explica Edwin. “A plataforma então gerou as telas, que eu aperfeiçoei minimamente, após o que os usuários puderam fornecer comentários e sugestões novamente. Eles ficaram muito entusiasmados, pois isso fez com que o desenvolvimento processo tangível para eles”. Os funcionários ficaram extremamente satisfeitos com o processo final resultado. Isto se deu em parte porque a antiga aplicação era quase totalmente desenvolvido novamente, modificado e melhorado em de acordo com suas especificações.

“Tudo é muito reconhecível porque utilizamos o as mesmas definições e terminologia que na aplicação original. Nossos funcionários de RH poderiam começar a trabalhar imediatamente com ele”.

Edwin Saan

A equipe de desenvolvimento de dois homens na Saan, apoiada por um especialista da Thinkwise, foi capaz de recriar todo o cenário de aplicação usando a Thinkwise em apenas dez meses.

“É inacreditável, a rapidez com que isto foi”, diz Edwin. “Fizemos o Go-Live do software de uma só vez no início do novo ano. Após um breve curso de treinamento, os usuários puderam trabalhar rapidamente com o software mesmo que, naquela época, nem tudo estivesse concluído. Quase não havia bugs, mas muitos pedidos novos. Durante os primeiros meses de o ano, desenvolvemos as partes restantes e muitos pedidos foram abordado e implementado ao mesmo tempo”.

Processos automatizados

Um dos melhores resultados do projeto, de acordo com Edwin Saan, é o processo de faturamento, que foi amplamente automatizado e que agora é muito menos trabalhoso. “Todo o processo, desde a assinatura de um recibo até o faturamento e o processamento administrativo final, é quase totalmente automatizado. Um processo de faturamento pró-forma também foi implementado, incluindo uma função que – no desejos expressos de muitos clientes – completa e automaticamente combina todos os anexos e a própria fatura em 1 documento. Este nos poupa uma quantidade incrível de tempo”.

Você recebe exatamente o que precisa. E você economiza dezenas de milhares de euros em custos a cada ano”.

Além disso, este projeto alcançou uma parte importante do business case, a saber, a eliminação gradual dos pacotes de software existentes e a economia de custos associada. “Todo nosso software comercial está agora integrado em uma única plataforma”, afirma Edwin. “Além disso, agora ele contém apenas a funcionalidade que é importante para nós. Com Thinkwise você não acaba com um sistema gigantesco, do qual você só usa cerca da metade e paga altas taxas de licença. Você recebe exatamente o que precisa. E você economiza dezenas de milhares de euros em custos a cada ano”.

Organização talentosa

A transição para a plataforma Thinkwise foi uma escolha tremendamente bem-sucedida para a Royal Saan. Tanto a rápida conclusão do projeto quanto os benefícios funcionais falam por si mesmos. O desenvolvimento do software está em andamento. Dentro de um período de 5 meses, utilizando a Plataforma Thinkwise, um novo sistema de gerenciamento de armazém foi desenvolvido e implementado em uma empresa de logística recentemente adquirida.

“Thinkwise é apenas uma organização muito talentosa. Eu assino inteiramente abaixo das suas ideias e visão sobre o low-code. O mundo inteiro do software está crescendo nessa direção. Eu tenho nenhum conhecimento de programação eu mesmo, mas até eu aprendi a trabalhar com esta plataforma de low-code. Como arquiteto de negócios, eu usei Thinkwise para criar aplicações por mim mesmo mais rápido do que eu poderia explicar para um programador”.

Edwin Saan